sábado, 6 de janeiro de 2018

Compartilhar arquivos entre Linux/Windows



Tenho uma rede em casa com dois pcs, um rodando Windows 10 e outro rodando Linux Mint 18.3.
Em um deles tenho HD particionado e uso a segunda partição para manter meus arquivos pessoais.
Queria ter acesso à esses arquivos sem ter que ficar copiando tudo que eu precisasse por um pendrive de um para outro.


Como não manjo muito de rede, iniciei um tópico no forúm do Linux Mint, e lá me indicaram esse vídeo:


O vídeo resolveu meu problema, mas tive dois problemas que não foram abordados ai:

1º - Ele não explica no vídeo que para abrir as pastas pelo ip das máquinas da rede, você tem que configurar seu modem/roteador para manter as duas máquinas com ips fixos, caso contrário toda vez que você ligar as máquinas elas vão estar com ips diferentes, ai você vai ter que ficar pesquisando o ip de cada máquina para ter acesso as pastas.
Para fazer isso, você deve localizar nas configurações do seu modem/roteador a opção para reservar um ip para cada equipamento na rede, isso varia entre modelos e fabricantes então o ideal é pesquisar no google como fazer isso no seu aparelho.

2º - O compartilhamento que ele criou foi de apenas uma pasta, eu precisava de uma unidade inteira. Quando fui definir as permissões na aba segurança, recebi essa mensagem:
"Erro ao aplicar as informações de segurança à:
e:\$RECYCLE.BIN
Falha ao enumerar objetos do container. Acesso negado"
Para resolver isso, pesquisando no google cheguei a essa solução:

1- abra o gerenciador de tarefas do seu windows;
2- Vá na guia detalhes:


3- Clique com o botão direito sobre o processo "explorer.exe":


Nessa parte minha tela ficou toda preta, aperte Ctrl+Shift+Esc, para o gerenciador reaparecer;

4- Vá no menu Arquivo> Executar nova tarefa:


Aqui minha desktop recarregou e consegui fazer o compartilhamento normalmente (fonte).

Para quem manja de linux e redes isso pode ser bem simples, mas no meu caso fico apanhando um pouquinho com certas coisas.


Nenhum comentário: